IRS 2023 em risco para os portugueses residentes em Portugal.
Todos nós vimos o grande engano criado até com boas intenções por António Costa, mas de boas intenções o cemitério é foi lotado.
Diz na íntegra no próprio site do governo:
A taxa de IVA zero aplicada a 46 produtos alimentares essenciais desde 18 de abril está a revelar-se eficaz, pois os preços destes produtos baixaram 9,67% no mês de junho. Em 18 de julho passam três meses sobre a entrada em vigor da decisão do Governo de baixar o IVA de 6% para 0% nestes produtos.
Desde a sua implementação, este vem acompanhado de muitas polémicas intrigantes, pois vários consumidores declaram notar que os produtos não só não reduziram os seus valores, como aumentaram um pouco antes da implementação oficial do suposto IVA 0.
Então vamos entender o que aconteceu, temos em cada produto um valor de IVA (imposto) cobrado sobre o produto, que encarece, pois desde a hora que sai do produtor ou fabricante é pago, dai o governo implementa o corte deste IMPOSTO para aliviar os custos deste produto para o consumidor final, então o valor destes produtos aumenta um pouco antes da sua implementação e o governo não faz nada, pois até a presente data 27/08/2023 os valores destes produtos não só não abaixaram como só sobem ainda mais.
Agora vemos um outro problema muito grave, vamos pensar no que temos nas notas de compra, produtos com valores 0 de IVA como isso vai afetar o nosso IRS de 2023 usando a lógica?
Pois vamos entender isso claramente e como tudo isso afeta o nosso IRS.
Quando fazemos as nossas compras, pagamos em dinheiro ou cartão e colocamos o nosso número de contribuinte, pois diz o governo que é a forma deles saberem o equilíbrio entre quanto você declara receber e quanto gasta por anos, pois somando o seu salário total por ano mais os valores gastos, chegamos ao número magico do equilíbrio entre, ganhou tanto gastou tanto, sendo necessário em cada compra o cidadão dar o seu número de contribuinte, depois até o dia 25 de fevereiro de cada ano, organizar de forma manual as notas que o sistema não organizou, onde fazemos isso, dentro do site das finanças usando o nosso TLM ou computador.
Até aí ok normal, maaaaas temos agora um buraco grande neste ponto, se nas notas não temos o imposto do IVA sendo deduzido e pago por nós no produto que compramos, ou seja, ganhamos o nosso salário, compramos e não pagamos imposto na nossa compra, como fica o IRS?
Pois cada valor de IVA pago nos produtos, são deduzidos no nosso IRS influenciando assim, o RECEBER reembolso de IRS, vir ZERO (não recebe nem pagar) ou ter de PAGAR IRS.
Muitos portugueses optam por nunca colocar número de contribuinte nas faturas, assim está conta não chega ao governo, assim o governo quer que pensamos, pois um leve cruzamento de dados, mostraria o que vem para a conta não condiz com o declarado tão pouco com o gasto, mas cada um sabe de si como gere as suas contas, pois não pondo o número de contribuinte, teoricamente o governo não sabe que ganhamos 1.200€ mas no contrato de trabalho ou RECIBO VERDE declaramos 800€.
Estes preferem pagar o IRS do que mostrar o governo o quanto ganham.
Podem ver mais informações no site da DECO PROTESTE.
https://www.deco.proteste.pt/familia-consumo/orcamento-familiar/noticias/cabaz-alimentar-poupanca-sem-iva
VOCÊ VIU O IVA 0, AJUDANDO?
Não há nada em oculto que não seja descoberto, esse governo publica mentiras e infelizmente ainda consegue enganar aos milhares, os preços subiram, só não viu quem não quis, o IVA zero foi bom apenas aos mercados, enquanto a população, o que o estado dá com 1 mão, está a tirar com as duas, mesmo a grande.
Obrigado por sua opinião.
Vemos este quadro em muitos países presentes ao povo que depois vemos que tinha espinhos.