TREP e RAP

O QUE É TRAP

Cultura Música Notícias

TRAP musica é um subgénero musical derivado do RAP que se originou na década de 1990, no sul dos Estados Unidos, em Atlanta. TRAP é ainda um género recente no mundo da música, vem a gerar um impacto grande e impulsionando a carreira de diversos artistas no mundo.


A sonoridade do TRAP, são bastante altos e agudos, com uma frequência intensa.
Combinando o uso de sintetizadores, melodias desalinhadas, ele é uma variação do rap e usa elementos de outros ritmos, como os arranjos da música eletrônica em geral, deixa as músicas mais dançantes.


Parecido como o RAP, o TRAP carrega na sua letras versos sobre a desigualdade social e a violência, mas trata a realidade de forma mais crua e também aborda experiências pessoais, familiares, consumo
de drogas e a famosa ostentação assim como sexualidade, para terror da maioria dos adultos, des dos mais conservadores aos mais modernos, vendo no TRAP, uma forma apelativa para se expressar.
Na tradução literal, a palavra TRAP significa armadilha e também pode ser utilizada como uma gíria para indicar lugares perigosos dominados por traficantes.


A música eletrônica e seus arranjos também foi essencial para que o TRAP criasse características claras e isso teve início com artistas como Juicy J e DJ Paul e suas mix tapes nos anos 2000; um pequeno embrião se pensarmos
no quanto quadro geral em tipagens em ritmos. Mas o mundo vive acrescentando novas formas acrescidas, pela criatividade humana.

Onde ele surgiu?

Essa expressão é bastante utilizada no sul dos Estados Unidos, região que é considerada o berço do TRAP que ainda hoje (2023) sofre com os altos índices de desigualdade social e económicas, como em todo mundo existe assim nomeadas periferias, seguindo um contexto de quase regra, estas periferias se expressão de toda forma possível as suas privações, rotinas etc..


Ainda assim, levou mais algum tempo para que o género se tornasse popular. Por volta 2012, DJs e produtores começaram um movimento dentro da cena eletrónica, incorporando aspectos do TRAP nas suas faixas e experimentando distorções estranhas e arrojadas.

Diferença entre o RAP e o TRAP.

A não ser que tenha contato suficiente, a ponto de criar conhecimento e ouvidos bem treinados, facilmente confundira, TREP com RAP, pois ambos tem muito pontos, contextos e base de criação semelhantes. Nas letras, ambos costumam tratar de experiências parecidas, como a violência, o racismo e as dificuldades das periferias.

O RAP nada mais é que a junção do ritmo com a poesia, conduzida por um flow que pode ser mais cadenciado ou rápido e que possui um conjunto mais melódico com a harmonização da parte lírica com a música.

O TRAP é mais frenético, agitado e até mesmo estranho. Ele tem uma combinação mais simples entre música, sons, expressões dos cantores e a presença dos sintetizadores, que constroem toda uma atmosfera mais dançante devido aos elementos influenciados do eletrônico.

Tendo na sena TRAP no Brasil, vários artistas altamente ativos e com números expressivos, merecendo atenção de como o crescimento é bem expressivo. IMAX é um maravilhoso exemplo do quanto a sena TRAB veio para ficar em muitos países.

IMAX

IMAX
IMAX sempre dentro da sena TRAP.

YouTube
https://www.youtube.com/@HasXgang

Spotify
https://shre.ink/UCQE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *