- As inteligências artificiais ( IA ), já são uma realidade rotineira, apesar de ela estar lá, e pouco vermos. Quem nunca ligou para uma empresa e foi atendido pelo Eduardo? ( no Brasil ) “Eu quando liguei para reclamar da internet, com a voz dele, já fiquei pasmo, mais quando ouvi o barulho de digitação, dos bem antigos ( URA ), não me contive ri tanto, não consegui reclamar de mais nada por vários minutos, me assustei com o esforço da prestadora, de usando estes barulhos, para humanizar o atendente virtual“.
Quando assisti o filme Exterminador do Futuro ( de 1985 no Brasil ), claro, eu assisti muito depois disso, pois nasci em 1981 já adolescente, assistindo o filme, tive o pensamento que isso poderia dar problema, pois fazia muito sentido, “tenho medo de todo o tipo de filme que chego a está conclusão, e sim eu tive de verdade este pensamento, sempre gostei deste tipo de tema, a franquia em quadrinhos dos X-MAN erra a minha Bíblia” depois não perdi mais nem um filme da franquia, este tema ( IA ) se tornou mais presente na minha vida, pois tive o meu primeiro computador aos 8 anos de idade, só não lembro se foi um AT ou XT.
Eu tinha vídeo cassete, ATARI, vinil “quase todos do Michael Jacson, mas amei o da trilha sonora do Batman o Retorno ( em Vinil )”, tecnologia para mim, não erra novidade, quem nunca viu um jogo que falava como se fosse direcionado a você e ainda batia um papo com a tela, mas sem entender nada, pois no início todos os jogos que eu tinha, erram em inglês.
Principalmente usando a internet para pesquisas escolares ( internet discada = via linha telefónica ligada a uma placa dentro do computador ), fui vendo mais sobre o tema, achava bacana, uma máquina ou aparelho ( ROBÔ ) falando em geral por brinquedos, fazendo cálculos para NASA ou jogando xadrez, falando mesmo que textos simples, qual menina nunca quis uma boneca que fala, que para nós na época isso erra inteligência artificial ( ROBÔ ) claro, logo fui vendo que não tinha muito a ver com a lendária Skinet.
Já adulto continuei a ver isso crescendo, em programas, supercomputadores, o EDUARDO, robótica popular “meio que não tão popular, ainda não comprei um Furby ( brinquedo lançado no Brasil nos anos 90 )“, robótica industrial, satélites, quase tudo ( hoje em dia ) e tudo prova que a Skinet ou já existe ou vai existir em pouco tempo, alguns testes realizados com inúmeras IA pelo mundo, atestam, como:
- Sondas espaciais, autómatos ( realizam experimentos e movimentos mediante a análise do local que estão e de dados coletados, assim como o de mandar tais dados para a Terra depois de analisar. ).
- ASIMO criado em 2014, criado pela empresa HONDA ➤ O primeiro, se não um dos primeiros “nunca se sabe!” a imitar de forma muito eficiente, o andar humano e o uso de pernas parecidas com as humanas, tendo também, mãos com cinco dedos.
Hoje já capaz de diversos tipos decisões para agir, mediante a suas próprias análises.
- Em 2016, a Microsoft lançou um BOT para a rede social Twitter, que fugiu do controle.
Após interagir com usuários, o BOT adotou comportamentos preconceituosos em suas postagens, inclusive com incitações nazistas. Foi desativada.
- No início de 2017, a ferramenta de tradução de textos do Google Tradutor, também criou sua própria linguagem.
O interessante, é que o dialeto artificial, era traduzido para idiomas humanos, pelo ROBÔ, mas sem que ele fazer isso, os humanos envolvidos no projeto, não entendiam o que estava ali.
Diferente do Facebook, o Google permitiu que o fenómeno continuasse por mais um tempo, mesmo depois da equipe claramente ver estes fenómenos.
- Sophia ➤ A ROBÔ que quando entrevistada, totalmente por sua conta as respostas, assim como expressões faciais ( a cargo da sua inteligência artificial interna ), quando perguntada em tom de brincadeira se ela quer destruir os humanos, sem pensar muito, respondeu,”ok, vou destruir os humanos!”.
Ela é capaz de reproduzir 62 expressões faciais.
Projetado para aprender, adaptar-se ao comportamento humano e trabalhar com seres humanos interativamente.
Em outubro de 2017, tornou-se o primeiro ROBÔ a receber cidadania de um país ( Arábia Saudita ).
- Bob e Alice ( ROBÔS do Facebook ) ➤ Postos ativos em 2017 publicamente, tendo por objetivo, realizar trocas de objetos virtuais e desenvolver a capacidade de negociação entre eles, estes criaram a sua própria linguagem para cumprir estes objetivos, claro, a empresa os desligaram, uma vez que os textos não eram compreendidos, talvez achando até, que poderia ser um defeito.
Depois de analisar muito, o durante, o resultado pós ativação, conseguiram pontuar as falhas.
Os BOTS se comunicavam em inglês, mas, repentinamente, criaram atalhos para facilitar a troca de objetos ( dados virtuais simulados ).
“Os BOTS fugiram da linguagem compreensível e inventaram novos códigos para si mesmos.
Não é tão diferente da forma como comunidades de humanos se adaptam”, disse o cientista Dhruv Batra, membro do Laboratório do Facebook.
- Piloto automático do carro da empresa Tesla, fabricante de carros ➤ Em um teste simples ( dezembro 2018 ) de troca de faixa, sendo orientada por sensores acoplados em todo o entorno do carro, possibilitando ele de coletar e executar tais ações, ele trocou de faixa sem levar em consideração ( máquina não tem isso ) a distância que seria aceitável de outro carro para executar a troca, simplesmente, trocou de faixa quando achou ser correto, mas, no que seria errado por uma interpretação humana, dando uma fechada no carro ao lado ( pilotado por um humano, caso fosse pilotado por uma máquina, ela poderia optar por ir, para o lado ou até parar de forma repentina, intendendo que um objeto foi captado por seus sensores ).
- O Sr, Djalma Passos, que até ( 2019 ) trabalha como líder de desenvolvimento na empresa Entelgy Brasil, trabalhou na IA para a UFPE em 2015, Contribuiu com o projeto do JavaCv e esta fazendo a sua pós graduação em IA pelo IGTI ( 2019 ).
Me forneceu os seus pontos sobre o tema:
“A inteligência artificial apesar de todo o nível de espanto que nos causa ainda tem muito pra evoluir e pode trazer muitos benefícios para humanidade. Tratamento e detecção de doenças, melhorias nas formas de ensino, otimização da segurança e políticas publicas, cuidado com crianças, idosos, transito mais seguro, controle de residências, etc.
Todas essas possibilidades virão acompanhadas de grandes mudanças e uma das principais, na minha visão, é que muitas das profissões de hoje serão substituídas por novas profissões com maior grau de complexidade e técnica.
Assim a educação precisará de um nível de qualidade que infelizmente ainda é distante da grande parte da população.
Esse pra mim é o principal desafio, trazer os ganhos da IA sem excluir as pessoas nesse processo.”
www.linkedin.com/in/djalmapassos/
- Minhas considerações:
- ASIMO ➤ “Primeiro “homem” a ir para Marte. Talvez até, a construir, sua própria nave para voltar.
Acredito ser muito válida a idéia de mandar uns 10 para lá, com materiais para construir, habitações, fabricas, coletar e analisar, para os futuros humanos, por sua capacidade de resolver problemas voltados a mobilidade ( como humanos ) já que ele tem o seu corpo robótico em formas humanóide.”
“BOT da Microsoft para a rede social X ( antigo Twitter), Resultado, outra IA desligada por mau funcionamento quando deixada por sua conta.”
“Bob e Alice ( ROBÔS do Facebook ) ➤ Imagina tendo anos se comunicando, como pode sim acontecer em um futuro próximo entre IA por todo o mundo, se decidirem algo que acham ser correto, Já erra humanos.
Hoje já existe IA trocando informações ( uma IA passa para a outra, uma informação, esta por sua vez executa uma ação se baseando no que coletou ).”
Muitas outras pessoas ligadas de forma ativa a tecnologia, seu desenvolvimento sendo, inteligentemente famosas, concordam com, a regra de ter, muita cautela com, dar poder a máquina, como Elon Musk ( nascido no sul da África, canadense, americano, CEO da Tesla e SpaceX ), Stephen Hawking ( britânico, físico teórico, cosmólogo e professor ).
Acredito que o analisar ok, mas o fazer, tem que ter um humano no comando ou no mínimo, autorizando a ação.
As IA, podem tomar o controle?
Está automação, é boa para os humanos até que ponto?
01100001 00100000 01110011 01101011 01111001 01101110 01100101 01110100 00100000 01100001 01101101 01100001 00100000 01100011 01110101 01110010 01101001 01101111 01110011 01101111 01110011