lavando as maos

Mãos à Água

Viver Bem

A COVID-19 reforçou um hábito de higiene que se pode dizer que é até um tanto deixado de lado, mas que a partir da pandemia tornou-se um dos primeiros atos para as pessoas começarem a se prevenir de um contágio; a higiene das mãos.

E com os demais cuidados, um mantra da pandemia era “lave as mãos com frequência” E assim foi seguido à risca por um bom período.

Com o esquema de vacinação e o passar do tempo os relaxamentos quanto às aglomerações e assim a volta da vida “normal”, voltou-se ao descuido em relação a esse tipo de higiene.

Isso deveria ser tão elementar, quanto abrir os olhos quando se acorda. Lavar as mãos deveria ser um hábito regular.

Na pandemia mostrou-se a chance de aprender que a higiene das mãos não só vale para antes das refeições ou após ir ao banheiro, mas deve-se fazê-la regularmente, pois no nosso dia a dia estamos sempre em contato com todo tipo de germes, bactérias e vírus.

Outras formas de enfermidades como resfriados, herpes, conjuntivite, problemas intestinais por falta de higiene ao tocar os alimentos, podem ser evitados por esse simples ato.

De acordo com a OMS ( Organização Mundial da Saúde ), lavar as mãos reduz em até 40% o risco de contrair essas enfermidades. (www.butantan.gov.br)

O dia 05 de maio foi a data escolhida como o Dia Mundial de Lavar as Mãos. Dia de enfatizar a importância de lavar bem as mãos com água e sabão, e na falta disso utilizar álcool em gel 70%.

A vida agitada muitas vezes pode levar-nos a negligenciar este hábito. Então vamos nos atentar e colocar mais esforço nisso?

“Mãos à obra… que dizer, a água e sabão.”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *